Páginas

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Apresentando a Nova Vela VK

O Veleiro K, agora está com uma nova vela. Alguns seguidores tem perguntado: Porque trocar? Você gostava da Wingsail, a vela anterior!
Realmente eu ainda gosto da Wingsail e existem vários relatos sobre isto. A Wingsail é excelente para região de ventos fortes, ou para velejadores leves. Embora eu seja muito pesado, na Lagoa de Araruama, a Wigsail satisfazia, embora eu não tivesse outros companheiros de flotilha para comparar.

Em Niterói, que venta menos e no Encontro da Flotilha que realizamos na Ilha da Madeira, confirmamos que a vela não  era um motor suficiente para propulsão do meu peso em ventos fracos e com mar ondulado.

Abaixo, vídeos dos testes que realizamos na Lagoa de Itaipu, com ventos muito fracos. Nos próximos posts comentarei sobre o projeto desta vela, suas características e inspirações.












Links

Design da Vela VK (1/3)
Design da Vela VK (2/3)
Design da Vela VK (3/3)

7 comentários:

  1. Belo trabalho Danilo, acredito que com esta nova vela, vai melhorar o desempenho, pena que o vento não contribuiu. Breve navegaremos juntos para termos melhor avaliação. Bons ventos Genilson hidroglass.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelos elogios feito ao caiaque hidroglass. As fotos feitas em itacuruça ficaram show, só faltou voce. Bons ventos. Genilson.

    ResponderExcluir
  3. Danilo, pelos marcadores eu ví que você citou polytarp, você fêz a vela de lona leve? Você mesmo a confeccionou? Usou costura ou é colada? Acho que nestas férias eu consigo finalmente iniciar o meu. Abraços. julio Enzo

    ResponderExcluir
  4. Júlio,
    Que notícia boa!!! Quero velejar contigo.
    Eu detalharei no próximo post todos o projeto e confecção da vela. Houve apenas uma costura e não houve cola.
    O tecido é o que você mencionou, mas, acho que para o brasileiro, para ter charme deverá ser polytarp ou prolam (como algumas velerias denominaram no Brasil)
    A inspiração veio da wingsail, www.triaksports.com, www.hobie.com e www.polysail.com.
    Aguarde os próximos capítulos....
    Um abraço e Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  5. Olá Danilo,

    Já conversamos por telefone faz algum tempo. Sou de Curitiba e estou muito interessado em fazer um caiaque a vela por aqui. Você poderia me passar algumas especificações? Como por exemplo o que usou como mastro quais as medidas do tubo de alumínio. Detalhes da fixação da retranca possível uma foto da retranca? Agradeço desde já

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Péricles,
      O veleiro K utiliza tubo comum de alumínio de 1 1/2 polegadas com parede de 1,5 mm. A retranca usa o mesmo perfil.
      Para a retranca na conexão com o mastro é usada boca de lobo de optimist, que vc encontrará na ybyrapitanga.com.br com excelente preço ou encomendar de fibra ou de madeira.
      Mais detalhes em: http://www.veleirok.com.br/charitas.html
      retranca: http://www.piccolosails.com.br/acessorios-equipamentos-nauticos.asp?mode=produtos&c=Optimist&p=Retranca-Optimist&pega=538
      Bons ventos! Estarei sempre a disposição.

      Excluir
  6. Com tanto tempo sem publicação de material novo gostaria de saber se a colocação de vela em caiaque é viável?
    Obrigado por dividir conosco suas experiências.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...