Páginas

sábado, 11 de dezembro de 2010

Design da Vela VK (1/3)

A nossa análise das opções do mercado:
1) Wingsail

Esta vela vem nos acompanhando há 3 anos. Permitiu que velejássemos com baixo custo e bons resultados, principalmente em ventos fortes de Araruama. Em ventos fracos e com mar picado, não é  o motor ideal para um peso pesado. Tenho vários filmes velejando com a Wing no Youtube.

2) Balogh
Considero a Balogh como a melhor vela para caiaques. Mas, como é uma vela talada, é difícil de ser feita em casa e acredito que só profissionais conseguem resultados com qualidade. Possui pontos pré-definidos para rizos. O único defeito é o custo. Uma variedade enorme de vídeos no Youtube. 

3) Hobie 

O caiaque Adventure Island, da Hobie, o maior sucesso de mercado em caiaques a vela no mundo, utiliza uma vela criada pela North Sail (maior veleria do mundo). Tem como característica principal um top reto, com 2 talas inclinadas no sentido vertical. É rizável enrolando no mastro, deixando-a com a área vélica desejável.Tem opção de usar retranca, mas a maioria dos velejadores a utiliza com a prosposta inicial sem retranca. Uma variedade enorme de vídeos no Youtube.  

4) Triak   


O caiaque Triak versão 2010 surgiu com uma vela desenvolvida pela North Sail, que tem como características principais, 2 talas verticais e não utiliza retranca.  É rizável enrolando no mastro, deixando-a com a área vélica desejável. O Triak, também tem no seu enxoval uma vela balão, que pretendemos no futuro experimentar. Uma combinação da Wing com a Triak são as principais características da nova Vela VK.


5) Tradicionais Messabout

As variedades de velas clássicas, uma tradição revivida pelo movimento Messabout Boats , que tem como ponto de encontro o site DuckWorks Magazine tem sido uma fonte permanente de buscas de conhecimento sobre pequenas embarcações a vela.

Em próximo "post" descreveremos o projeto e a confecção da Nova Vela VK.

Links
Apresentando a Nova Vela VK
Design da Vela VK (2/3)
Design da Vela VK (3/3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...