Páginas

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Velejada caiaques à vela em Itaipu

Domingo, 13/02/2011, Genilson Hidroglass, Marcelo Maia e Danilo Veleiro K velejaram no mar em Itaipu/Camboinhas, Niterói RJ.
Desta vez não tivemos registro de imagens, por isto, esta imagem de "post" anterior.

Genilson, quando me encontrou no Quisoque do João, propôs que velejássemos no mar e rumou para a praia para sair de lá. Eu montei o Veleiro K, ainda sem a buja, pois não queria surpresas no mar, e segui pelo canal, que liga a laguna ao mar, em direção a barra do canal. Pela 1ª vez realizei este feito. A maré estava enchendo e havia ondas que encarei no caiaque remando, o Veleiro K se portou bem e eu até que estou melhorando no remo. A vela VK estava totalmente rizada, enrolada no mastro, o que facilitou toda a manobra.

Fui ao encontro do Genilson que já estava velejando e navegamos juntos em direção a alto mar. Havia pouco vento e muita corrente. O Veleiro K, com a Vela VK se portava bem, mas com muita tendência a orça, que só será resolvida com a buja, que ainda não foi testada e a minha mão ficou dormente para controlar a direção com o remo. Preciso resolver isto rapidamente...

O caiaque do Genilson, como sempre, muito veloz e marinheiro.

O vento caiu e voltamos a praia, que estava lotada. Tomei água e comi sanduiche oferecidos pela esposa do Genilson.  De repente, vimos o Marcelo saindo do canal e começando a velejar. O Marcelo veio com o vento Leste, que entrou muito forte. Não sabia o quanto o vento ali , devido ao morro e as correntes é complexo.

O K continuava com o problema de dificuldade de direção devido a falta de leme, mas, experimentei  a grande vantagem de poder rizar a vela enrolando-a no mastro e a deixei com uma área vélica, que diminuiu a pressão sobre o remo no controle da direção "steering oar".

O mar cresceu e em nenhum momento senti insegurança, pois caiaques se comportam bem em qualquer tipo de mar e como eu portava colete salva-vidas sempre estava tranquilo e sem preocupação quanto a virar, devido a utilização das amas ( estabilizadores ) do trimarã.  Excelente Experiência!!!

Depois de um bom tempo velejando, o Genilson precisou sair devido a hora. Eu fui ao encontro com o Marcelo que já estava na praia próximo ao canal. Ao chegar a praia tive dificuldades para chegar a areia, pois existiam ondas no local e muitas crianças, que eu solicitava para que se afastassem, mas uma veio ao meu encontro e me dei mal para não acontecer um desastre mais sério. Não dá para repetir este feito em Domingos nas praias repletas.

O Marcelo também reportou o quanto é complexo velejar na região, devido ao comportamento do vento, sentido das ondas e correntes. 

Após recuperarmos do cansaço, Marcelo, Karla e eu levamos os equipamentos para o reboque do Marcelo e fomos deixar o K no Quiosque do João, na Laguna de Itaipu, onde batemos um gostoso papo, comemos peixe e tomamos cervejas geladas.

Que domingo maravilhoso nos proporcionaram os Caiaques à Vela!!!

7 comentários:

  1. No mar! parabéns, falta pouco pra atravessar e chegar a África...
    Que vergonha nem testei a vela/asa...

    ResponderExcluir
  2. Wa Mor, Agora, que você está sem rumo, bota seu caiaque a vela na água, se enturma com o Júlio e o Caparrosz aí em Sampa. Quando tiver tudo safo venha velejar conosco aqui no Rio.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Danilo, no mar deve gelar a espinha não!!!
    Será que a dificuldade com o leme/remo não está na relação entre o comprimento antes e depois do pivô, já experimentou variar?

    Abraços

    Julio

    ResponderExcluir
  4. Cristina,
    Você entende e acertou na mosca. Estou pensando em como levar o ponto de apoio do leme/remo mais para a popa.
    O que me impressionou foi a sensação de segurança com o caiaque no mar.

    ResponderExcluir
  5. Olá Danilo, só prá não ficar esquisito, eu é que postei o comentário acima, acontece que minha esposa, que se chama Cristina, tinha acabado de usar o Orkut e quando eu enviei a mensagem validei com o login dela.

    Abraços

    Julio

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo, estou ficando animado com os caiaques a vela e já pesquisando para comprar um para mim. Como encontrei no mercado apenas os modelos Brudden e Caiaker quero pedir sugestão para escolha, já que existe diferença bem grande de preço entre os dois, e também solicitar que me ofereço outras possibilidades de compra, caso existam. Por favor. Parabéns pelo brog Edson Chagas - edson@edsonchagas.com

    ResponderExcluir
  7. Edson,
    Velejo em caiaque a vela desde 2007. Já velejei em vários veleiros, mas o mais prazeroso foi o caiaque a vela. Enviei um email em off para você. Existem outras opções de caiaques a vela no mercado. Um muito bom, não citado por você é o da Hidroglass.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...