Páginas

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Qual bolina colocar na canoa ou caiaque à vela?

Bolina de bordo do Sistema Balogh
Para caiaques e canoas à vela artesanais, que você mesmo adapta em casa, eu sugiro a utilização de Bolinas de Bordo.

Apenas uma bolina de bordo (leeboard) é necessária para evitar que o casco deslize lateralmente em ventos não favoráveis (vento de proa ou través), ou seja, para fornecer a resistência lateral.

A Bolina deverá ser forte e dura, pois estará sob grande pressão. De madeiras resistentes ou laminadas de compensado naval.


Vista longitudinal da Bolina


Viste em corte da Bolina

A forma da bolina deve ter um perfil de asa (foil) e a apresentada aqui é um padrão para canoas da ACA -American Canoe Association e pode ser visto em detalhe no link. http://www.enter.net/~skimmer/building/building.html




Esta forma de bolina é a ideal, mas, na prática, aqui no Brasil, se você não souber trabalhar em marcenaria, os marceneiros irão cobrar muito caro. Então, estou desenvolvendo para o Veleiro K, uma bolina com um design alternativo, que não testei a eficiência em tanques de hidrodinâmica, mas acho que vai funcionar bem para barcos de cruzeiro, com boa relação custo/benefício, e qualquer marceneiro executará facilmente. Quando eu conseguir desenhar e fazer uma eu publico aqui no blog.

Um detalhe importante, que todos devem conhecer: O centro da área vélica deve coincidir com o centro da bolina, para que o barco tenha um leme equilibrado.



Links: Balogh Sail Designs
          Jim Michalak"s Boat Designs


Um comentário:

  1. Obrigado por este informação. Sempre tive muita dúvida a respeito da bolina, material e sua localização.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...