Páginas

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Adeus a Frank Bethwaite

Frank realizou seus  últimos experimentos de velas, no parque de estacionamento em Woollahra Sailing Club, em março deste ano. Foto cedida por NickyBethwaite.


(Fonte: Scuttlebutt Europa) Frank Bethwaite faleceu pacificamente após uma curta doença em Sábado 12 Maio de 2012, cercado por sua família. Um pioneiro no design pequeno barco e pesquisa, Frank foi o autor de "Vela de Alto Desempenho" (1992) e "Vela Superior Performance" (2002) e tinha acabado de completar seu terceiro livro sobre vela vento aparente para ser publicado ainda este ano pelo Adlard Coles.

Nascido em Wanganui, Nova Zelândia, em 1920, Frank aprendeu a navegar no rio Wanganui, construindo os seus próprios barcos, experimentando com plataformas e projetos de casco. Ingressou na Real NZ Força Aérea durante a Segunda Guerra Mundial e bombardeios no Pacífico para o qual foi premiado com o DFC. Frank conheceu e casou com Adelaide (Nel) Mills, um oficial da cifra na força aérea, em 1945.

Em 1968 Frank tinha estabelecido uma pequena indústria chamado Starboard produtos dentro de um salão de baile de idade na Naremburn. Enquanto a produção de mastros de madeira e outras peças para barcos, ele também realizou experiências com vento fluindo sobre velas dentro de um túnel de vento pequeno que ele criou nas suas instalações. Usando fumaça canalizada através de canudos, ele foi capaz de fotografar o ar perturbado, que levam a novas experiências que moldam mastros para promover mais poder.

Frank desenvolveu um novo barco em 1975, chamado de Tasar, com um limite de peso mínimo para incentivar os adultos (homens e mulheres) para navegar e correr competitivamente. Este foi apanhado pela construção do barco internacional e Sailcraft marketing de desempenho da empresa, proprietário do barco de grande sucesso Laser corridas. Fabricantes Tasar foram estabelecidos no Canadá, Reino Unido, Japão e Austrália e os números chegaram a 3.000 em todo o mundo.

Os anos 1980 e 1990 viu Frank envolvido com famosos de Sidney esquifes 18ft, ajudando Dave Porter em "KB" para um campeonato mundial. Ao mesmo tempo, ele também foi consultado para a Copa América Little, colaborando com a sua forma inovadora de pensar e de investigação que levam a várias vitórias.

Filho mais novo de Frank, Julian, agora era parte do negócio do projeto em produtos Starboard e os dois formaram uma equipe formidável, saltando as idéias um do outro e trabalhando juntos para produzir os botes mais incríveis que Sydney Harbour já viu.

Em 1995, Julian tinha vindo acima com o conceito 49er e com a assistência muito prático Frank o barco foi desenvolvido no skiff olímpica que foi selecionado para Jogos de Sydney 2000.

Em 2000, Frank Bethwaite foi premiado com um OAM para serviços ao desporto.

Frank Bethwaite deixa sua esposa de 67 anos, Nel, seus quatro filhos Christine, Mark, Nicky e Julian, e seus cinco netos Campbell, Luci, Harry, Angus e Alex.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...