Páginas

domingo, 23 de setembro de 2012

Protótipo do novo sistema de rizo da Vela VK

Eu não estava satisfeito com o sistema de rizo que tinha adotado para  a Vela VK.  O processo de diminuir a área vélica era o de enrolar a testa da vela no mastro. Este sistema não estava funcionando bem e a forma da vela ficava horrível, como podemos perceber em imagens de fotos e filmes.

Mas, diminuir área vélica é um questão básica de segurança.

Foi preciso colocar a cuca a funcionar e finalmente a criatividade aflorou ... Houve a necessidade de mudar paradigmas e finalmente, criamos um sistema de rizo inédito, mas, que só foi possível devido a característica da Vela VK ser asa, bilaminar e flexível.

O novo sistema de rizo é simples, mas difícil de ser explicado por palavras. O filme a seguir explica com imagens todo o processo. Já preparei 3 velas VK para o novo sistema, espero não ter surpresas desagradáveis na hora da verdade!


3 comentários:

  1. Boa sorte Danilo, esse processo é pra ser feito na água em velejo normal ou é preciso ir a um "porto".
    Oque acontecia, quando enrolava no mastro? Pois existe em muitos barcos (ate caiaque) e funcionando.
    Bons ventos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wa Mor, Este processo é para ser feito na água, afilado ao vento e preferencialmente sem eu me levantar do "cockpit".

      Como a Vela VK é bilaminar e o bordo de ataque da asa é estruturado, o resultado do enrolar no mastro estava difícil e ficava com uma forma horrível. Dá uma olhada nos filmes deste post. http://veleirok.blogspot.com.br/2012/09/flotilha-velejando-em-ventos-fortes-na.html
      Bons ventos!

      Excluir
  2. Eu apliquei este sistema de rizo na Vela VK triangular em velejada na Lagoa de Araruama. Como o vento entrou forte quando eu estava em terra, rizei em terra. Na velejada consegui seguir em todas as mareações, inclusive ganhar barlavento no contravento. Mas, a valuma não me agradou, pois o formato não ficou retilíneo. Este problema não existirá, quando eu estiver usando a Vela VK Trapezoidal.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...