Páginas

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Testando o Romanok em Maricá

Na companhia do Marcelo Maia, velejamos na Lagoa de Maricá, com objetivos de testes. O Marcelo Maia testou no seu caiaque duplo da Hidroglass Rio, as novas anexações das amas aos iakos.
Eu, testei o Romanok,  caiaque que está sendo customizado para a Nívea, em vários itens:  

  1. A configuração de iako (barra que anexa os flutuadores ao casco) as amas (flutuadores) utilizando apenas um iako;
  2. A anexação da bolina ao casco;
  3. O sistema de cana de leme;
  4. A vela VK de 2,2 m², produzida especialmente para a Nívea
Conclusão: o barco se comportou muito bem, a orça foi positiva, (consegui chegar a Divinéia, um ponto exatamente a barlavento). A velocidade foi lenta, mas carregar o meu peso com uma vela de 2,2 m², era a esperada. O conforto para a Nívea de entrar e sair do caiaque, sem necessitar saltar um iako é muito positivo e remar, se torna mais fácil ainda. 

A vela VK de 2,2 m² vai atender a Nívea, na fase de aprendizado, pois o barco fica mais dócil nos ventos fortes de Maricá. Não testei na prática o novo sistema de rizo da vela VK, mas não vai dar zebra. A vela apresentou um vinco indesejável, mas, foi solucionado por uma observação do Marcelo Maia, de folgar a esteira. Vai melhorar ainda mais, quando a retranca for cortada para o tamanho adequado a esta vela.    

O vento, medido no anemômetro, variava de 5 a 10 nós e as imagens foram obtidas por um celular, pois a minha Kodak resolveu informar que estava sem carga na bateria, após ter sido carrregada ...


Agora, é levar o Romanok na Hidroglass Rio, para a aplicação definitiva da ama com o novo sistema desenvolvido pelo Genilson.



















Romanok com a Vela VK apresentando o vinco indesejável 







Link: veja a versão desta velejada por Marcelo Maia

2 comentários:

  1. Vamos aguardar o filme do teste, bons ventos.

    ResponderExcluir
  2. Não deu para fazer o filme. A Kodak, como eu informo no post, após a carga, informou que estava sem energia ... Filme, agora só quando a Nívea já estiver velejando, após o trabalho do Genilson de aplicar em definitivo o iako e as amas. Bons ventos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...