Páginas

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Neutralizando a submersão em caiaques à vela




Os caiaques à vela, bem como os pequenos veleiros (dingues), tem tendência a submergir nos ventos favoráveis (popa e aletas).

Nos dingues convencionais, o velejador se posiciona mais a popa, para neutralizar a tendência da proa submergir e facilitar o planeio.

Nos caiaques à vela, estamos sentados no "cockpit" e é preciso desenvolver uma técnica para neutralizar a submarinização!

O site especializado em velas asa flexíveis WINGSAILS, apresenta a técnica para velejar em ventos a favor, mostrando que a vela deverá ultrapassar o ângulo ortogonal com o barco e ser regulada (trimada), através das birutas de vela (1-2), tal qual fazemos nas outras mareações.

Esta é a regulagem mais eficiente, e só é conseguida em embarcações que não usam estaiamento.




Eu aumentei o comprimento da escota do Veleirok e passei a usar esta técnica com sucesso e de brinde, vieram dois benefícios:

1) Descobri, que através da regulagem da escota, quando o vento fica forte é fácil tirar a potência da vela, simplesmente diminuindo a pressão dando mais cabo a mesma, não tenho mais submergido;

2) A escota maior, também facilita diminuir a potência da vela quando aportamos na praia a sotavento.

A técnica da mareação funciona bem em velas asa, como são as Velas VK, mas funciona nas velas convencionais o evitar a submersão, tenho certeza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...